Um telejornal para chamar de nosso: Vozes da Mata
- DEVIR EDUCOM
- 2 de ago.
- 4 min de leitura
Atualizado: 7 de ago.

Por Sesc São Paulo
Alinhada ao Programa de Educação para a Sustentabilidade do Sesc SP, a Reserva Natural Sesc Bertioga reforça seu compromisso com a conservação da natureza trazendo ao público, mais uma produção realizada pela programação “A Floresta é Nossa: Jovens Comunicadores”. O projeto integra os programas estabelecidos pelo Plano de Manejo — documento que orienta a gestão da área protegida — com ações voltadas ao engajamento do público jovem nas questões socioambientais, por meio da educomunicação, prática que une educação e comunicação como forma de promover a expressão crítica e criativa de crianças, adolescentes e jovens.
A proposta valoriza os princípios da sustentabilidade, o uso acessível de tecnologias e o envolvimento da comunidade como agente ativa na transformação de seu território e se tornem protagonistas de suas próprias narrativas. Por meio da produção de conteúdos audiovisuais, os jovens desenvolvem olhar sensível e reflexivo sobre o meio ambiente e os desafios socioambientais do cotidiano. Neste contexto, a experiência de anos anteriores já gerou produções como os curtas Vila Tarzânia e O Lixo é Logo Ali, além da playlist de episódios de PodCast Rádio Reserva, com os quais essa história Loba*, digo toda, começou.

Foto: Devir Educom
Em 2025, A Floresta é Nossa contou com a parceria do Instituto Devir Educom, por meio do projeto @ecoser.devir, na mediação e condução de um processo formativo que envolveu adolescentes de 12 a 18 anos em uma oportunidade de explorar a produção audiovisual com recursos simples, unindo criatividade, natureza e meio ambiente. Foram 15 encontros que combinaram formação técnica e reflexões sobre o cotidiano, o território e as paisagens locais, na perspectiva da Educomunicação Socioambiental.
Fruto desse encontro, nasce o ‘Vozes da Mata’, um telejornal produzido por jovens moradores do município de Bertioga, litoral norte paulista, para chamar de nosso! O programa apresenta uma reflexão urgente no contexto de crise climática: como o consumo afeta o meio ambiente? A edição traz cinco reportagens que abordam temas como consumo excessivo e os impactos ambientais; combate à desinformação relacionada à causa ambiental e consumo midiático e saúde mental. E, ainda: as tradições de Bertioga, como a agricultura familiar na Vila da Mata, localizada no bairro Boracéia; a pesca artesanal e o patrimônio histórico, cultural e natural do município, revelado em suas edificações como o Forte São João, o Parque Tupiniquins, além das belezas de suas cachoeiras.
O Vozes da Mata é resultado de um processo de construção coletiva do conhecimento, uma experiência autêntica, sensível e criativa de (re)aprender, (re)admirar e (re)conhecer a nossa corresponsabilidade de ser-estar cidadão no mundo. Com a seriedade do lúdico, os jovens mostraram suas potencialidades em um trabalho grupal permeado pelo afeto e pela alegria de pertencer. Formamos, ali, uma verdadeira comunidade de aprendizagem, desenvolvendo pensamento crítico reflexivo na escuta de nossas reais necessidades e da natureza, que somos todos. Viver esse momento junto com a juventude foi, de fato, um esperançar freiriano. Andressa Luzirão – Devir Educom
Conta, também, com os quadros ‘Previsão do Tempo’, trazendo uma crítica à desigualdade social existente nos bairros, e o ‘Astros Midiáticos’, com conselhos essenciais do zodíaco sobre consumo moderado de bens materiais e de conteúdos no ambiente cibernético. Tudo pela saúde humana e planetária!

Foto: Devir Educom
O percurso com os jovens do projeto A Floresta é Nossa do Sesc de Bertioga se deu com encontros envolvendo identidades, referências culturais, memórias afetivas e consciência socioambiental. Nas atividades educomunicativas, o processo de criação coletiva dos blocos que envolveu a produção do vídeo se deu com seriedade, mas também, com muita afetividade e diversão. E apresentou um grande potencial criativo de aprendizagem e expressão desses meninos e meninas participantes do processo todo. Engajados, juntos com os educadores do SESC e dos educomunicadores do Instituto Devir Educom, propiciaram um resultado transformador que multiplicará a perspectiva de sustentabilidade ambiental através da reportagem desenvolvida.
Carlos Guimarães – Devir Educom
O telejornal apresenta informação de qualidade e muita criatividade de adolescentes com consciência ambiental que, em práticas educomunicativas, brincaram de ser repórteres, estudaram, debateram e (re)pensaram sua corresponsabilidade de SER-ESTAR no mundo.
Luana Magalhães
O processo de construção do produto midiático que culminou no telejornal Vozes da Mata foi marcado pelo protagonismo e pelo trabalho coletivo dos jovens. Mais do que o resultado emocionante, o percurso vivido ao longo do projeto envolveu encontros de saberes, descobertas, redescobertas, problematizações e reflexões sobre o meio em que vivemos. Cada etapa contribuiu para compreender o ser humano como parte integrante da natureza e abriu espaço para repensar nosso modo de habitar o planeta.
A experiência educativa, pautada na prática do jornalismo cidadão e no “brincar de ser repórter”, possibilitou que os jovens não apenas aprendessem, mas também exercitassem o protagonismo, fortalecessem sua cidadania, expressassem suas vozes e pensamentos, disseminassem conteúdo responsável e de qualidade sobre o meio ambiente e, sobretudo, se mobilizassem para transformar o cenário socioambiental atual.
Sabe o que é mais legal? Todo mundo pode conferir como ficou o Jornal Vozes da Mata junto e misturado com as pessoas envolvidas neste processo, pois no mesmo momento em que apresentaremos o Telejornal em sua estreia, no dia 2/agosto, às 10h, no Sesc Bertioga, também o dispobilizaremos no canal do youtube de nossos parceiros Devir Educom.
Segue o link de estreia: https://youtu.be/CupIx9H_47w
Produção e Edição: Devir Educom
FICHA TÉCNICA – A Floresta é Nossa
Projeto A Floresta é Nossa – Turma 2025
Equipe de reportagem:
Adrielly Cristina Oliveira da Silva, Arthur Vogt de Lima, Bianca dos Santos Nascimento, Carolayne Tereza Fermino, Gianlucca Sampaio Agnelli, Isabella Cristina de Lima Silva, Isaque Ezequiel Martins de Paula, João Pedro Cerqueira de Almeida, Julia Bezerra de Lima, Kauany Braga Sales Penha, Luna Offenbecker Harder, Maia Offenbecker Harder, Marcos Alencar Melo Filho, Nicolly Flausino da Silva, Rodrigo Gabriel Balsi Bauch, Sol Pereira Passarelli e Yago Guilherme Braga Quaresma Teixeira
Equipe Instituto Devir Educom – projeto ECOSER
Andressa Luzirão – gestora, jornalista e educomunicadora, Carlos Guimarães – gestor, sociólogo/antropólogo e educomunicador, Luana Magalhães – gestora, jornalista e educomunicadora, Davi de Paula – educomunicador de apoio e Erico Milan – editor.