top of page

Um convite a escutar a infância

INÍCIO > PROJETOS > ASPAS DE MOLEQUE

Projeto Aspas de Moleque

Escutas Sensíveis da Infância

O Instituto Devir Educom lança seu novo projeto. Aspas de Moleque nasce nas atividades de comemoração da Semana Municipal do Brincar (21 a 28 de maio), evento comemorativo da Cidade de Santos, que tornou política pública a Semana Internacional do Brincar.

 

A ideia do projeto já vinha sendo trabalhada no perfil do Instagram, criado há cerca de cinco anos. Foi iniciado a partir das frases do menino Miguel Mouta, filho da gestora do Instituto e idealizadora do projeto, a educomunicadora Andressa Luzirão. O Aspas é uma forma de dar mais protagonismo às crianças na faixa de 6 a 9 anos.

Veja aqui a notícia do evento.

PRINCÍPIOS

O Aspas de Moleque nasce a partir de alguns princípios. Dentro de toda criança há um poeta. Há um filósofo, um cientista, um pesquisador curioso a desvendar mistérios. Um inventor de trocadilhos, metáforas e figuras de linguagem.

Há um brincante das palavras – o que faz uma criança em alfabetização se não brincar com as letras? Há espanto e entusiasmo espirituoso capaz de maciar o coração adulto.

A imaginação, a sensibilidade e a criatividade inerentes da infância acontecem em liberdade. A oralidade, como linguagem, é a mãe dessa expressividade.

O ENCANTAMENTO DA INFÂNCIA

Esse universo em (re)construção, em conexão com o outro e com o meio, se desenvolve por interrogações, exclamações, interjeições e onomatopeias, que revelam o encantamento da infância sobre o mundo – ele é um gigante a ser explorado aos olhos livres da criança.

Surgem questionamentos, hipóteses, descobertas, rimas e poéticas, que provocam novas estéticas de ludicidade.

É preciso dar atenção com verdade, ternura e delicadeza a essa voz do princípio – é necessário ouvi-la falar e permitir ressoar.

O VALOR DA NARRATIVA INFANTIL

Aspas de Moleque não só sublinha palavras ou expressões da infância, mas é ato político ao validar a qualidade genuína da narrativa infantil e promover o protagonismo daquela que cria, é criação, é criATIVA, na própria sensibilidade de escutar.

Há sabedoria nas crianças. Elas têm muito a dizer - e a ensinar – abrindo perspectivas para novos (re)significados e (re)significâncias sobre a existência.

Deixemos os ouvidos atentos e os corações abertos para escutar nossas crianças. Sim, elas são sujeitos de direitos: “elas têm querer!”. Aspas de Moleque & Moleca propõe ao mundo se deixar encantar pela poesia da palavra dita ou criada no cotidiano da vida em construção.

Que essa escuta valorosa resgate as experiências humanas mais singulares e abra espaço para a educação da sensibilidade – uma urgência. Porque esses tesouros em forma de palavras são verdadeiros patrimônio humano.

Por uma escuta sensível da infância, aqui um convite a escutar. Com licença (poética), a voz das crianças!

Veja a programação da Semana do Brincar de Santos

bottom of page