Educação para e com as mídias. Exercício de cidadania. Revolução pelo afeto.
Desde 2018 somos #EDUCOMUNICAÇÃO
Um convite a escutar a infância
Projeto Aspas de Moleque
Escutas Sensíveis da Infância
O Instituto Devir Educom lança seu novo projeto. Aspas de Moleque nasce nas atividades de comemoração da Semana Municipal do Brincar (21 a 28 de maio), evento comemorativo da Cidade de Santos, que tornou política pública a Semana Internacional do Brincar.
A ideia do projeto já vinha sendo trabalhada no perfil do Instagram, criado há cerca de cinco anos. Foi iniciado a partir das frases do menino Miguel Mouta, filho da gestora do Instituto e idealizadora do projeto, a educomunicadora Andressa Luzirão. O Aspas é uma forma de dar mais protagonismo às crianças na faixa de 6 a 9 anos.
Veja aqui a notícia do evento.
PRINCÍPIOS
O Aspas de Moleque nasce a partir de alguns princípios. Dentro de toda criança há um poeta. Há um filósofo, um cientista, um pesquisador curioso a desvendar mistérios. Um inventor de trocadilhos, metáforas e figuras de linguagem.
Há um brincante das palavras – o que faz uma criança em alfabetização se não brincar com as letras? Há espanto e entusiasmo espirituoso capaz de maciar o coração adulto.
A imaginação, a sensibilidade e a criatividade inerentes da infância acontecem em liberdade. A oralidade, como linguagem, é a mãe dessa expressividade.
O ENCANTAMENTO DA INFÂNCIA
Esse universo em (re)construção, em conexão com o outro e com o meio, se desenvolve por interrogações, exclamações, interjeições e onomatopeias, que revelam o encantamento da infância sobre o mundo – ele é um gigante a ser explorado aos olhos livres da criança.
Surgem questionamentos, hipóteses, descobertas, rimas e poéticas, que provocam novas estéticas de ludicidade.
É preciso dar atenção com verdade, ternura e delicadeza a essa voz do princípio – é necessário ouvi-la falar e permitir ressoar.
O VALOR DA NARRATIVA INFANTIL
Aspas de Moleque não só sublinha palavras ou expressões da infância, mas é ato político ao validar a qualidade genuína da narrativa infantil e promover o protagonismo daquela que cria, é criação, é criATIVA, na própria sensibilidade de escutar.
Há sabedoria nas crianças. Elas têm muito a dizer - e a ensinar – abrindo perspectivas para novos (re)significados e (re)significâncias sobre a existência.
Deixemos os ouvidos atentos e os corações abertos para escutar nossas crianças. Sim, elas são sujeitos de direitos: “elas têm querer!”. Aspas de Moleque & Moleca propõe ao mundo se deixar encantar pela poesia da palavra dita ou criada no cotidiano da vida em construção.
Que essa escuta valorosa resgate as experiências humanas mais singulares e abra espaço para a educação da sensibilidade – uma urgência. Porque esses tesouros em forma de palavras são verdadeiros patrimônio humano.
Por uma escuta sensível da infância, aqui um convite a escutar. Com licença (poética), a voz das crianças!
Veja a programação da Semana do Brincar de Santos
Conheça os outros projetos do Devir