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Programa “Memórias em Rede” é aprovado na Câmara e deve levar a Educomunicação às escolas públicas de Santos

Atualizado: há 8 horas

O projeto de lei da vereadora Renata Bravo tem origem em uma proposta elaborada por Karolyne Fernandes Lira da Silva, 16 anos, integrante do Clube Jovem de Educomunicadores, do Instituto Devir Educom, na ocasião em que foi vereadora no Câmara Jovem


Santos, novembro de 2025 – Um marco para a Educomunicação e para a história do Instituto Devir Educom em Santos-SP: a Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei nº 37/2025, que cria o programa “Memórias em Rede” nas escolas públicas municipais. A proposta, de autoria da vereadora Renata Bravo, tem como objetivo promover a Educomunicação como prática educativa permanente, estimulando o protagonismo juvenil, o pensamento crítico e o exercício da cidadania por meio da comunicação. O próximo passo é a  sanção do Executivo municipal, etapa que formalizará sua implementação. 


O projeto de lei  de Renata tem origem na propositura de Karolyne Fernandes Lira da Silva, 16 anos, integrante do Memórias em Rede e do Clube Jovem de Educomunicadores, do Devir Educom, quando atuava como jovem vereadora no programa Câmara Jovem de Santos, em 2024. Esta é a primeira vez, nesta Legislatura, que um vereador resgata um projeto de lei proposto por um jovem.


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Com sua participação e experiência formativa no ‘Memórias’, que une jornalismo cidadão, educação midiática, tecnologia social da memória e protagonismo infantojuvenil, Karolyne teve a iniciativa de apresentar ao Legislativo Jovem a proposta de tornar o “Memórias em Rede” uma política pública na rede municipal de ensino. “Sinto que esse projeto representa a realização de um sonho coletivo. Perceber que essa ideia realmente poderá se transformar em uma política pública — e que mais pessoas poderão ter acesso a esse sonho — me faz sentir realizada. Lutar por aquilo que acreditamos vale a pena. Saber que a Educomunicação pode deixar de ser uma política pública exclusiva da capital paulista para também se tornar realidade aqui em Santos me deixa maravilhada.”, afirmou Karol, que foi aluna da UME Vinte e Oito de Fevereiro, no bairro Saboó, uma das escolas onde o Devir Educom desenvolve o projeto Memórias em Rede.


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“PAUTADO NA EDUCAÇÃO CIDADÔ

A vereadora Renata, por sua vez, sensível à proposta e ao impacto da Educomunicação na vida dos estudantes, desarquivou a moção de Karolyne, levando à Câmara a propositura que representa um ganho para a educação santista. “Antes de apresentá-lo, realizamos uma audiência pública com o professor Ismar Soares, referência nacional na área, que coordenou a implantação da política de Educomunicação nas escolas municipais de São Paulo. Esse projeto é pautado na educação cidadã, que fortalece o pensamento crítico, o respeito e a responsabilidade no uso das mídias, além de combater a desinformação. Valoriza o protagonismo estudantil, a criatividade e o trabalho em equipe, prevendo capacitação e parcerias para apoiar os educadores e integrar tecnologia de forma responsável”, destacou.


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A votação contou com a presença de estudantes participantes do Memórias em Rede e da equipe do Instituto Devir Educom, em um gesto simbólico de “amor e luta”,  lema que traduz a essência da Educomunicação. Presidente e gestora do Devir, Andressa Luzirão ressaltou que a criação do programa “Memórias em Rede” marca um avanço pioneiro na institucionalização da Educomunicação em Santos, alinhando o município a outras cidades de referência na área.

“Há tempos estamos articulando a concretização desse sonho de tornar a Educom uma política pública aqui, porque acreditamos no potencial de contribuição desse campo de interface Comunicação-Educação à escola pública, na formação de cidadãos mais participativos,  críticos e conscientes de sua corresponsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e democrática”, disse, lembrando que o Devir Educom integra o Núcleo Litoral Paulista da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). 


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MEMÓRIAS EM REDE 

Consiste em oficinas jornalísticas lúdicas envolvendo linguagens multimídia, além de entrevistas, debates e rodas de conversa onde os participantes criam e experimentam espaços de expressão, participação e cidadania, se conscientizando sobre o direito à comunicação e ao acesso à informação de qualidade. 


O projeto utiliza-se dos recursos do jornalismo, das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) e da tecnologia social da memória como artefatos socioculturais. No brincar de ser jornalista, participantes tecem e ressignificam suas histórias afetivas na relação com o outro, com a escola, com a cidade e seus mais distintos lugares, desenvolvendo e/ou fortalecendo senso de pertencimento, coletividade e consciência planetária e cidadã, na busca do bem viver em sociedade.


Como forma de exercer a cidadania e dar espaço para o protagonismo, são utilizadas as tecnologias digitais como recursos pedagógicos, trazendo a reflexão sobre o papel da mídia na sociedade contemporânea. São realizadas oficinas de escrita criativa, vídeo, podcast, rádio e entrevistas, visando desenvolver o senso crítico e reflexivo dos estudantes em relação às mídias. Outro aspecto é o trabalho colaborativo e coletivo. Os estudantes são estimulados a trabalhar em equipe, de maneira horizontal, respeitando as diferenças e valorizando as ideias de cada um. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e para a construção de uma comunidade mais solidária e empática.


Atualmente, as turmas do ‘Memórias’ estão nas UMEs (Unidades Municipais de Ensino) Avelino da Paz Vieira, Vinte Oito de Fevereiro, Mário de Almeida Alcântara e Cidade de Santos, com estudantes do Ensino Fundamental II, além da Casa da Vó Benedita, com crianças e adolescentes de creche e abrigo. Também é realizado o Clube Jovem de Educomunicadores, composto por integrantes veteranos do projeto.



INSTITUTO DEVIR EDUCOM


Criado em junho de 2018 sob o pilar do campo teórico-prático da Educomunicação, o Devir Educom atua em várias frentes e ações na educação formal e não formal, envolvendo crianças, jovens e adultos. Tem como objetivo contribuir com a construção de ecossistemas comunicativos mais horizontais, dialógicos e criativos no ambiente escolar e com processos de aprendizagem mais significativos nos distintos formatos de sala de aula, tão requeridos pela educação atual.


O principal projeto do Instituto é o Memórias em Rede, que leva o jornalismo cidadão, a educação para/com as mídias e a tecnologia social da memória a estudantes de escolas públicas, que exercitam a cidadania brincando de repórteres. O Instituto também tem em seu escopo os projetos Círculo Memórias em Rede de Oficinas (formações na perspectiva da Educomunicação), Clube Jovem de Educomunicadores (processo formativo com ex-alunos do projeto Memórias em Rede), EcoSer (processo formativo na perspectiva da Educomunicação Socioambiental), Aspas de Moleque – Escutas Sensíveis da Infância (práticas educomunicativas com crianças) e Papo de #Educomunicação (lives com especialistas).  


 
 
 

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