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Devir Educom representa Santos na III Semana Brasileira de Educação Midiática

A instituição santista fez parte do mapa de ações realizadas em todo o país e divulgadas pelo Governo Federal, reafirmando a importância do protagonismo juvenil e o papel da Educomunicação na formação crítica e cidadã



Santos, novembro de 2025 – O Instituto Devir Educom foi destaque na III Semana Brasileira de Educação Midiática, promovida pelo Governo Federal, ao ser a única instituição de Santos – e uma das poucas da Baixada Santista – a integrar o movimento nacional que reconhece a comunicação como um processo social de coabitar na diversidade. A participação do Devir reafirma o seu compromisso em educar para e com as mídias, estimulando o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes.


Com o projeto Memórias em Rede, o Devir reforça o papel da Educomunicação na construção de vínculos, afetos e aprendizado coletivo. Para o evento, os integrantes do Clube Jovem de Educomunicadores, um dos braços da instituição, estudaram a obra “IA-cracia: como enfrentar a ditadura das big techs”, do pesquisador Ergon Cugler, e promoveram debates sobre bolhas informacionais, algoritmos e o papel da juventude frente às tecnologias.

A partir da leitura coletiva e da troca de experiências, surgiram reflexões sobre os riscos da personalização de conteúdo nas redes sociais e seus impactos na percepção da realidade. “O algoritmo cria uma bolha. Ele entrega só o que você quer ver e te impede de acessar outras informações. É um direcionamento que cria paradigmas de inverdades”, afirmou Isabelli Assis, 18 anos, integrante do Clube. 


Já com as turmas das UMEs Avelino da Paz Vieira e Vinte e Oito de Fevereiro, foi realizado o ‘Quiz da Educação Midiática’. A atividade 'testou' os conhecimentos dos estudantes acerca de conceitos como desinformação, algoritmo, fake news, deep fake, entre outros, e ainda trouxe questões simulando situações reais envolvendo o uso das tecnologias digitais e da Internet. Nelas, os jovens tinham que escolher, entre as alternativas colocadas, a resposta que julgavam estar correta. Tudo com o apoio de recursos lúdicos: um botão sonoro que eles tinham que tocar com agilidade, caso soubessem a resposta correta, e plaquinhas com as letras de cada alternativa e outras indicando resposta certa ou errada. 



WEBINÁRIO COM ISMAR SOARES

Durante a programação, Karol Lira, 16, também participante do projeto, dividiu um webinário com o educomunicador Ismar Soares, principal referência do setor no Brasil, para discutir o papel da educação midiática na formação cidadã. “As mídias têm um papel crucial na sociedade. No Clube (Jovem de Educomunicadores), a gente aprende muito a educação midiática por intermédio da Educomunicação. Nós entrevistamos pessoas que, às vezes, consideramos como pessoas invisíveis, mas uma sociedade não é só formada por pessoas que estão lá no topo da hierarquia social. A base somos nós, da população, que precisa ser ouvida, que precisa ser entendida, e num ambiente midiático como hoje, essas pessoas podem ser ouvidas por meio das mídias”, comentou a jovem.


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 “Não são apenas os influentes digitais que merecem toda essa audiência, nós, pessoas comuns, também temos o que ensinar, também podemos aprender uns com os outros. E essa é a Educomunicação no projeto, nós aprendemos uns com os outros sempre; não tem um que saiba mais ou menos. Todos sabem de um jeito diferente, e a gente vai aprendendo conforme vai vivendo. E com isso exercemos muito o nosso protagonismo”, complementa.


Ismar destacou a importância de iniciativas como o Devir Educom para consolidar a Educomunicação como prática pedagógica no país. “Um dos nossos conceitos é promover o diálogo e as práticas voltadas ao empoderamento da juventude. Buscamos garantir a presença dos jovens na liderança de processos, e o Devir de Santos é um exemplo disso: um grupo formado por jovens líderes que, recentemente, ofereceu um curso sobre Educomunicação sob a perspectiva defendida pela ABPEducom. Ideias como essa reforçam a importância de estarmos abertos a situações em que, muitas vezes, o adulto é o aprendiz e o jovem é o professor”, afirmou.


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Para Andressa Luzirão, presidente do Instituto Devir Educom, estar entre as ações em âmbito nacional consolida o papel da instituição como referência em Educomunicação no litoral paulista. “Estar entre as iniciativas fortalece a urgência de nosso trabalho em educar para o uso consciente das mídias, com escuta, diálogo e empatia.”


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MEMÓRIAS EM REDE 

Consiste em oficinas jornalísticas lúdicas envolvendo linguagens multimídia, além de entrevistas, debates e rodas de conversa onde os participantes criam e experimentam espaços de expressão, participação e cidadania, se conscientizando sobre o direito à comunicação e ao acesso à informação de qualidade. 

O projeto utiliza-se dos recursos do jornalismo, das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) e da tecnologia social da memória como artefatos socioculturais. No brincar de ser jornalista, participantes tecem e ressignificam suas histórias afetivas na relação com o outro, com a escola, com a cidade e seus mais distintos lugares, desenvolvendo e/ou fortalecendo senso de pertencimento, coletividade e consciência planetária e cidadã, na busca do bem viver em sociedade.


Como forma de exercer a cidadania e dar espaço para o protagonismo, são utilizadas as tecnologias digitais como recursos pedagógicos, trazendo a reflexão sobre o papel da mídia na sociedade contemporânea. São realizadas oficinas de escrita criativa, vídeo, podcast, rádio e entrevistas, visando desenvolver o senso crítico e reflexivo dos estudantes em relação às mídias. Outro aspecto é o trabalho colaborativo e coletivo. Os estudantes são estimulados a trabalhar em equipe, de maneira horizontal, respeitando as diferenças e valorizando as ideias de cada um. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e para a construção de uma comunidade mais solidária e empática.


Atualmente, as turmas do ‘Memórias’ estão nas UMEs (Unidades Municipais de Ensino) Avelino da Paz Vieira, Vinte Oito de Fevereiro, Mário de Almeida Alcântara e Cidade de Santos, com estudantes do Ensino Fundamental II, além da Casa da Vó Benedita, com crianças e adolescentes de creche e abrigo. Também é realizado o Clube Jovem de Educomunicadores, composto por integrantes veteranos do projeto.



INSTITUTO DEVIR EDUCOM

Criado em junho de 2018 sob o pilar do campo teórico-prático da Educomunicação, o Devir Educom atua em várias frentes e ações na educação formal e não formal, envolvendo crianças, jovens e adultos. Tem como objetivo contribuir com a construção de ecossistemas comunicativos mais horizontais, dialógicos e criativos no ambiente escolar e com processos de aprendizagem mais significativos nos distintos formatos de sala de aula, tão requeridos pela educação atual.


O principal projeto do Instituto é o Memórias em Rede, que leva o jornalismo cidadão, a educação para/com as mídias e a tecnologia social da memória a estudantes de escolas públicas, que exercitam a cidadania brincando de repórteres. O Instituto também tem em seu escopo os projetos Círculo Memórias em Rede de Oficinas (formações na perspectiva da Educomunicação), Clube Jovem de Educomunicadores (processo formativo com ex-alunos do projeto Memórias em Rede), EcoSer (processo formativo na perspectiva da Educomunicação Socioambiental), Aspas de Moleque – Escutas Sensíveis da Infância (práticas educomunicativas com crianças) e Papo de #Educomunicação (lives com especialistas).  

 
 
 

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