Racismo na escola

Este foi o tema do 2o Papo [de] #Educomunicação de 2021



A vida escolar de um professor negro de uma das maiores universidades do país foi o primeiro assunto tratado no Papo [de] #Educomunicação desta quinta (1o de abril). Juarez Xavier, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), falou também do racismo estrutural e epistêmico enfrentado na sociedade como um todo e também no ambiente formal de educação, da força dos movimentos sociais no combate, da influência de governos, dos conteúdos que possam levar visibilidade positiva no enfrentamento desse problema, entre outras discussões.


O professor trouxe um histório do enfrentamento do racismo desde o início do século 20 com a simbologia negativa do negro, principalmente quando comparada ao branco. Com estereótipos disseminados em ações e práticas discursivas formando preconceitos e ideologias totalmente distorcidas da realidade. Para isso, as reflexões do encontro foram regadas por teóricos como Milton Santos, Paulo Freire e Hegel.


Para finalizar ele fez suas considerações sobre a importância do jornalismo na escola, como forma promover o pensamento crítico do jovem e contribuir para o combate ao preconceito que envolve a sociedade como um todo e que passa pela Educação.


Veja o vídeo completo desse último Papo [de] #Educomunicação.










3 visualizações0 comentário