Jovens do Devir Educom participam do 6º Encontro Lúdico Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
- DEVIR EDUCOM

- 29 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de set.
João Ribeiro e Karol Lira, do ‘Memórias em Rede’, integram a comitiva da Baixada Santista que estará no evento organizado pelo Condeca-SP, em São Pedro. As vagas de Santos foram indicadas ao Devir pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Dois jovens santistas, do Instituto Devir Educom, representarão a Cidade no 6º Encontro Lúdico Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que reunirá, entre os próximos dias 30 de setembro e 2 de outubro, no município de São Pedro, interior paulista, cerca de 500 adolescentes de todo o Estado para debater temas como sustentabilidade e justiça social, educação, saúde mental e combate ao racismo. O evento é promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP), visando ao protagonismo infantojuvenil na defesa dos direitos deste público.

Os estudantes João Ribeiro, 17 anos, e Karol Lira, 16, são integrantes do Clube Jovem de Educomunicadores, do projeto Memórias em Rede, e terão voz ativa no encontro com participação nos debates. Eles também serão responsáveis por produzir a cobertura educomunicativa do evento com produção de conteúdo informativo, entrevistas e gravações de vídeos a serem publicados nas redes sociais do Devir Educom (Instagram: @institutodevireducom e @memoriasemrede). As vagas para ambos os jovens foram uma indicação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Santos, garantindo que a Cidade marque presença no encontro.
Ao todo, a delegação da Baixada Santista terá 12 adolescentes e uma criança, acompanhados por cinco adultos responsáveis da região. No local, os jovens terão a oportunidade de se dividir em grupos de trabalho, discutindo pautas fundamentais para a construção de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. Também participarão os 12 delegados estaduais que representaram São Paulo na última Conferência Nacional, realizada em Brasília.

VOZ DA JUVENTUDE
Para João e Karol, a experiência simboliza um espaço de escuta, autonomia e troca de saberes com outros jovens de localidades diferentes da região litorânea. “É uma chance incrível que vai me permitir aprender mais sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que é tão importante para os jovens. Deveria haver mais eventos como esse, porque muitos adolescentes desconhecem seus próprios direitos. Eu mesmo estou aprendendo cada dia mais sobre eles”, afirma João.
Karol também ressalta o aprendizado que a cobertura educomunicativa proporcionará à dupla: “Nós já cobrimos muitos eventos e sei que esse entra na aba de um dos maiores. Quando a gente cobre o evento, desenvolvemos uma escuta ativa que percebe detalhes que, se não estivéssemos cobrindo, talvez não perceberíamos. Então, tenho certeza de que estar participando disso vai ser muito marcante. Ver que a juventude está, a cada dia, ocupando mais espaços em que devemos estar é uma realização”.
A presidente do Instituto Devir Educom, Andressa Luzirão, destaca que a presença dos adolescentes do Memórias em Rede no encontro fortalece a Educomunicação como um campo de intervenção social que favorece o protagonismo da infância e da juventude, em um espaço de escuta e expressividade deste público. “É a voz deles que ajuda a transformar políticas públicas em ações efetivas. Com certeza a participação neste encontro reforça o papel de Santos e da Baixada Santista como territórios que valorizam a voz da juventude”, diz.

MEMÓRIAS EM REDE - Consiste em oficinas jornalísticas lúdicas envolvendo linguagens multimídia, além de entrevistas, debates e rodas de conversa onde os participantes criam e experimentam espaços de expressão, participação e cidadania, se conscientizando sobre o direito à comunicação e ao acesso à informação de qualidade.
O projeto utiliza-se dos recursos do jornalismo, das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) e da tecnologia social da memória como artefatos socioculturais. No brincar de ser jornalista, participantes tecem e ressignificam suas histórias afetivas na relação com o outro, com a escola, com a cidade e seus mais distintos lugares, desenvolvendo e/ou fortalecendo senso de pertencimento, coletividade e consciência planetária e cidadã, na busca do bem viver em sociedade.
Como forma de exercer a cidadania e dar espaço para o protagonismo, são utilizadas as tecnologias digitais como recursos pedagógicos, trazendo a reflexão sobre o papel da mídia na sociedade contemporânea. São realizadas oficinas de escrita criativa, vídeo, podcast, rádio e entrevistas, visando desenvolver o senso crítico e reflexivo dos estudantes em relação às mídias. Outro aspecto é o trabalho colaborativo e coletivo. Os estudantes são estimulados a trabalhar em equipe, de maneira horizontal, respeitando as diferenças e valorizando as ideias de cada um. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e para a construção de uma comunidade mais solidária e empática.
Atualmente, as turmas do ‘Memórias’ estão nas UMEs (Unidades Municipais de Ensino) Avelino da Paz Vieira, Vinte Oito de Fevereiro, Mário de Almeida Alcântara e Cidade de Santos, com estudantes do Ensino Fundamental II, além da Casa da Vó Benedita, com crianças e adolescentes de creche e abrigo. Também é realizado o Clube Jovem de Educomunicadores, composto por integrantes veteranos do projeto.
INSTITUTO DEVIR EDUCOM - Criado em junho de 2018 sob o pilar do campo teórico-prático da Educomunicação, o Devir Educom atua em várias frentes e ações na educação formal e não formal, envolvendo crianças, jovens e adultos. Tem como objetivo contribuir com a construção de ecossistemas comunicativos mais horizontais, dialógicos e criativos no ambiente escolar e com processos de aprendizagem mais significativos nos distintos formatos de sala de aula, tão requeridos pela educação atual.
O principal projeto do Instituto é o Memórias em Rede, que leva o jornalismo cidadão, a educação para/com as mídias e a tecnologia social da memória a estudantes de escolas públicas, que exercitam a cidadania brincando de repórteres. O Instituto também tem em seu escopo os projetos Círculo Memórias em Rede de Oficinas (formações na perspectiva da Educomunicação), Clube Jovem de Educomunicadores (processo formativo com ex-alunos do projeto Memórias em Rede), EcoSer (processo formativo na perspectiva da Educomunicação Socioambiental), Aspas de Moleque – Escutas Sensíveis da Infância (práticas educomunicativas com crianças) e Papo de #Educomunicação (lives com especialistas).



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