Nova parceria em economia criativa amplia projetos do Devir Educom

Atualizado: 2 de fev.

Val Arte Brasil vai colaborar com o empreendedorismo de mulheres por meio da criatividade e da memória afetiva





Trabalhos desenvolvidos pela Val Arte Brasil


Levar empreendedorismo aos familiares e amigos dos alunos das escolas de Santos é um dos propósitos do Devir Educom que está se concretizando por meio de seus projetos. Isso porque o Instituto acaba de fechar parceria com a Val Arte Brasil, instituição do Estado de Santa Catarina que oferecerá às mulheres de Santos ou outras localidades atendidas pelo projeto Memórias em Rede a oportunidade de utilizar suas expressões, memórias afetivas e histórias de vida em produtos confeccionados, como uma bolsa com retalhos da terra natal, frases que remetam às histórias de seus protagonistas, aproveitamento de objetos que trazem boas energias de outras épocas e assim por diante.


Tudo em conexão com os propósitos do Memórias em Rede, iniciativa na perspectiva da Educomunicação desenvolvida em quatro escolas públicas de Santos-SP e que leva o jornalismo, a educação midiática e a memória individual, coletiva e social para a comunidade escolar.


A Val Arte Brasil, administrada pela artista plástica Valquíria de Bem Branco e pela professora de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Rita Paulino, trabalha o empoderamento feminino por meio da arte e surgiu com objetivos muito semelhantes ao do Devir, que é dar novas oportunidades às pessoas, contribuindo para a redução das desigualdades sociais.


Valquíria de Bem Branco e Rita Paulino, gestoras do projeto


Pela parceria com o Devir Educom, a Val Arte poderá ainda integrar outros projetos do Instituto, como o (Re)Aproveitar, que trabalha a causa ambiental e a sustentabilidade na escola, criando a conscientização e fomentando o empreendedorismo dos familiares dos alunos em consonância com o conceito de economia criativa. Os cursos poderão ser presenciais, para as mulheres que não possuem computador ou têm dificuldades de acesso à internet, ou online, quando puder ser oferecido de forma remota.



TRANSFORMAÇÃO PELA ARTE


Valquíria, ou simplesmente Val, trabalha com artesanato há quase 30 anos e, nos últimos tempos, decidiu trocar seu trabalho como vendedora em uma grande organização para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica, refugiadas ou vulneráveis a outras problemáticas a mudar de vida, valorizando-se por meio das artes.


Por meio de seu projeto são oferecidos cursos de artesanato dos mais variados tipos por todo o Brasil e também de gastronomia, já que a Val Arte tem parceria com um chef gourmet - imagine você aprendendo pratos deliciosos com produtos reaproveitados do dia a dia da cozinha e ainda assinado por um grande chef? Val também comanda uma exposição itinerante de produtos dela e de seus alunos e parceiros. Conheça melhor a Val Arte Brasil, adquira os produtos confeccionados e veja como colaborar com o projeto.



25 visualizações0 comentário