top of page

Livro mostra que o afeto pode ajudar a combater a desinformação


A autora Pollyana Ferrari dá autógrafos e aproveita para cumprimentar os amigos


O mar de desinformação que invade o mundo e que está colocando em risco a democracia em diversas nações tem sido o enfoque de estudos e pesquisas, cada um sob uma perspectiva diferente. Uma delas é o caso da professora e pesquisadora da PUC São Paulo, a jornalista Pollyana Ferrari, que lançou, na última quinta-feira (19), o livro, da editora Veríssima, que teve o apoio do Instituto Devir Educom, do Coletivo Colo, do Bar do Beco e do Grupo Comunidata da PUC São Paulo.


O evento aconteceu no Bar do Beco, espaço do coletivo Fotógrafos pela Democracia, na Vila Madalena, em São Paulo. E contou com a turma da Etec Roberto Marinho, que fica na Vila das Monções, ao lado da TV Globo paulista; com alunos de jornalismo e de mestrado e doutorado do Programa de Tecnologias da Inteligência da PUC São Paulo; com o professor do programa de pós-graduação em serviço social e políticas sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Deivison Faustino; com o professor de história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Walter Lippold; entre outros presentes.


Em debate, a autora, o professor da Unifesp Deivison Faustino e o docente da UFRGS, Walter Lippold (no telão), discutiam a desinformação e os temas relationados


Pollyana, que também é doutora em comunicação social pela Universidade de São Paulo, explica que “descolonizar pelo afeto busca o encantamento, tornar o planeta mais digno e inclusivo, que exista para todos, e não apenas para alguns seres privilegiados pela renda e/ou pela cor da pele, algo só alcançável pela via da Educação".


O evento de lançamento aproveitou a ocasião para debater questões relacionadas ao conteúdo do livro, como camadas informacionais da desinformação, racismo estrutural, discursos de ódio, de homofobia, do sexismo, entre outros desafetos que a autora vem pesquisando desde 2016. Ela conta que o lançamento de seu livro aconteceu em “uma noite muito cheia de afetos, trocas e debates”, que é o que se espera para enfrentar os problemas da desinformação.


Para adquirir o livro Descolonizar pelo Afeto, acesse o link.


20 visualizações0 comentário
bottom of page