Jovens educomunicadores do Memórias em Rede estreiam como docentes em curso inédito da ABPEducom
- DEVIR EDUCOM

- 18 de jul.
- 2 min de leitura
A formação prevê a partilha de práticas para a promoção de cidadania a partir da experiência de adolescentes do Instituto Devir Educom, da cidade de Santos SP

Os integrantes do Clube Jovem de Educomunicadores, do projeto Memórias em Rede, desenvolvido pelo Instituto Devir Educom (Santos, SP) estão prestes a fazer história na ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação). Pela primeira vez, adolescentes que participam de um projeto educomunicativo estarão à frente de um curso oficial promovido pela associação.
Trata-se do Lab.Jovem Memórias em Rede: brincando de jornalismo para a cidadania, com carga horária de 10h, que acontecerá entre agosto e setembro (20/08, 27/08, 03/09, 10/09 e 17/09), das 19h30 às 21h30, em formato on-line, ao vivo. A atividade inaugura os minicursos promovidos pela ABPEducom, como explica o professor Ismar de Oliveira Soares: “Ao iniciarmos uma nova proposta formativa que atenda interessados com pouca disponibilidade de tempo, nada melhor que irmos direto à prática da educomunicação conduzida por uma geração que tem o que dizer: Somos educomuncadores. Venham ver como nós fazemos! “.
Na linha do que afirma o Presidente da ABPEducom, a iniciativa é uma experiência que coloca em ação a horizontalidade nos processos educativos, subvertendo lógicas verticais e adultocêntricas de ensino e explorando outras maneiras de pensar a educação. É justamente para cumprir esta missão, que a formação será conduzida por 17 adolescentes veteranos do projeto Memórias em Rede.
Na coordenação do curso, ao lado do educomunicador Marcelo Santos, a jovem Karol Lira (16 anos) demonstra suas expectativas: “Ao realizar um curso como docente, me sinto muito esperançosa de que o mundo ainda pode mudar e dar mais valor aos jovens e às suas vivências. Já tive essa experiência em uma aula do curso de aperfeiçoamento em Educom, mas poder projetar tudo do zero, estudar para preparar a aula e poder espalhar tudo que eu já aprendi, me sinto ouvida de verdade. Tenho muitas expectativas de que, com esse curso, nós vamos furar uma bolha na sociedade e provar que temos muito a ensinar, mesmo aos mais estudiosos”.

Temas a serem tratados
Nos encontros, os jovens promoverão aulas dialogadas, oficinas e dinâmicas sobre os seguintes temas:
Educomunicação no projeto Memórias em Rede;
Histórias de vida, memórias afetivas e tecnologia humana;
Jornalismo cidadão, desinformação e educação midiática;
Educação e violência: o afeto como revolução.

Inscrições
As inscrições para o minicurso estão abertas para jovens dos ensinos Fundamental II e Médio, estudantes universitários, educadores e profissionais das áreas de educação, comunicação, serviço social e psicologia, além de pesquisadores e profissionais do campo da Educomunicação.
Inscreva-se aqui
https://www.even3.com.br/lab-jovem-memorias-em-rede-brincando-de-jornalismo-para-a-cidadania-602114/




Comentários