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Instituto Devir apresenta Educomunicação como campo profissional na Feira de Profissões da Seduc-Santos

Durante a atividade, os alunos foram desafiados a identificar problemas do cotidiano escolar e propor soluções criativas utilizando diferentes veículos de mídia


O Instituto Devir Educom foi uma das novidades da 10ª Feira de Profissões, promovida pela Secretaria de Educação de Santos na última semana, no Parquinho Tecnológico, para os estudantes de 9º anos da rede municipal. A introdução à Educomunicação, como campo de atuação profissional, buscou ampliar horizontes de carreira ao mostrar a interface entre Comunicação e Educação, destacando o papel estratégico do educomunicador e os diversos espaços onde ele pode atuar.

Durante a atividade, os alunos foram desafiados a identificar problemas do cotidiano escolar e propor soluções criativas utilizando diferentes veículos de mídia, desde podcasts e TikTok até o jornal impresso. O exercício resultou em ideias inovadoras, que reforçaram o potencial transformador da Educomunicação para estimular protagonismo juvenil, pensamento crítico e práticas colaborativas.

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O diferencial do Devir está justamente na formação prática e participativa. Exemplo disso foi a presença de Davi de Paula, ex-aluno do projeto Memórias em Rede e educomunicador-júnior do instituto, e de Karol Lira, veterana do projeto e integrante do Clube Jovem de Educomunicadores. Ambos compartilharam suas trajetórias com os estudantes, mostrando como a Educomunicação pode abrir caminhos profissionais e pessoais. 

“Sempre me senti à vontade para me expressar dentro do projeto, nunca fui uma pessoa tímida. Mas percebi que saber se expressar não é o mesmo que se comunicar bem. Quando assumi o papel de educomunicador júnior, entendi que precisava trabalhar a minha forma de comunicação com os colegas: não se trata apenas de falar, mas de construir uma troca verdadeira. Participar da Feira de Profissões reforçou ainda mais essa percepção. Pude ver como a Educomunicação é uma ferramenta poderosa que vai além da sala de aula. Ela é útil em diversas áreas profissionais, ajudando a criar ambientes mais colaborativos, humanos e eficientes”, contou Davi.

Karol destacou a formação que está ministrando junto com colegas do Memórias em Rede, o ‘Lab.Jovem Memórias em Rede: brincando de jornalismo para a cidadania’, iniciativa do Devir promovida pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). “Com o curso Lab. Jovem Memórias em Rede, estou tendo a oportunidade direta de trabalhar com a Educomunicação, como coordenadora e docente do curso, e é algo, sem dúvidas, incrível. A Educomunicação permite um ambiente de trabalho muito mais humano e acolhedor. Por mais que muitos pensem que é um campo limitado, o setor se encaixa em mais áreas do que podemos imaginar”, ressalta.


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COBERTURA EDUCOMUNICATIVA - Na ocasião, estudantes da UME Avelino da Paz Vieira, que participam do projeto Memórias em Rede, realizaram a cobertura jornalística da Feira de Profissões. Entrevistaram, gravaram e registraram as atividades, vivenciando na prática o papel do repórter e exercitando cidadania de forma lúdica e engajada.

A participação na feira reafirma o compromisso do Instituto Devir em disseminar a Educomunicação como campo emergente no cenário profissional e como perspectiva educativa para a construção de uma sociedade mais crítica, criativa e democrática.

MEMÓRIAS EM REDE - Consiste em oficinas jornalísticas lúdicas envolvendo linguagens multimídia, além de entrevistas, debates e rodas de conversa onde os participantes criam e experimentam espaços de expressão, participação e cidadania, se conscientizando sobre o direito à comunicação e ao acesso à informação de qualidade. 


O projeto utiliza-se dos recursos do jornalismo, das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) e da tecnologia social da memória como artefatos socioculturais. Nesse brincar de ser jornalista, participantes tecem e ressignificam suas histórias afetivas na relação com o outro, com a escola, com a cidade e seus mais distintos lugares, desenvolvendo e/ou fortalecendo senso de pertencimento, coletividade e consciência planetária e cidadã, na busca do bem viver em sociedade.


Como forma de exercer a cidadania e dar espaço para o protagonismo, são utilizadas as tecnologias digitais como recursos pedagógicos, trazendo a reflexão sobre o papel da mídia na sociedade contemporânea. São realizadas oficinas de escrita criativa, vídeo, podcast, rádio e entrevistas, visando desenvolver o senso crítico e reflexivo dos estudantes em relação às mídias. 


Atualmente, as turmas do ‘Memórias’ estão nas unidades municipais de ensino Avelino da Paz Vieira, Vinte Oito de Fevereiro, Mário de Almeida Alcântara e Cidade de Santos, além da Casa da Vó Benedita, com crianças e adolescentes de creche e abrigo.


Os alunos são estimulados a trabalhar em equipe, de maneira horizontal, respeitando as diferenças e valorizando os saberes de cada um. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e para a construção de uma comunidade mais solidária e empática.


INSTITUTO DEVIR EDUCOM - Criado em junho de 2018 sob o pilar do campo teórico-prático da Educomunicação, o Instituto Devir Educom atua em várias frentes e ações na educação formal e não formal, envolvendo crianças, jovens e adultos. Tem como objetivo contribuir com a construção de ecossistemas comunicativos mais horizontais, dialógicos e criativos no ambiente escolar e com processos de aprendizagem mais significativos nos distintos formatos de sala de aula, tão requeridos pela educação atual.


O principal projeto do Instituto é o Memórias em Rede, que leva o jornalismo cidadão, a educação para/com as mídias e a tecnologia social da memória a estudantes de escolas públicas, que exercitam a cidadania brincando de repórteres. O Instituto também tem em seu escopo os projetos Círculo Memórias em Rede de Oficinas (formações na perspectiva da Educomunicação), Clube Jovem de Educomunicadores (processo formativo com ex-alunos do projeto Memórias em Rede), EcoSer (processo formativo na perspectiva da Educomunicação Socioambiental), Aspas de Moleque – Escutas Sensíveis da Infância (práticas educomunicativas com crianças) e Papo de #Educomunicação (lives com especialistas).  


 
 
 

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