Democracia na escola, tema do 6o Papo [de] #educomunicação


Os projetos do Instituto Devir com alunos prezam pela horizontalidade e democracia.



No dia 15 de dezembro tivemos o último PAPO [de] #Educomunicação de 2020. Nosso convidado foi o professor de Língua Portuguesa e Literatura e coordenador de área na rede pública estadual paulista, Raimundo Nonato da Silva Filho.


Conversamos e refletimos juntos a democracia na escola, um tema bastante recorrente no âmbito da política global e que se relaciona sobremaneira à educação. Raimundo Nonato falou da condição do professor, do aluno, da escola e da responsabilidade do Estado para os problemas da educação.


Ao ser perguntado se a escola pública convive com a democracia, ele comentou sobre os perfis dos gestores da maioria das escolas, assim como os dos pais e alunos. Falou da cultura da educação no Brasil e das condições de vida de vários alunos, o que pode perfeitamente justificar atitudes e comportamentos. Por isso, fez questão de frisar que a escola precisa ultrapassar seus muros e buscar a conexão com a família e o território. E contou algumas de suas experiências nessas atividades fora do ambiente escolar.


Nonato é autor do livro "Democratização do Ensino Superior no Brasil" e um dos fundadores da Associação de Professores da Escola Pública (Apep). É também membro do GT-USP Escola e especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. 'Democracia na Escola' é um tema que ele discute tanto no ambiente acadêmico, durante o ano letivo, quanto no Encontro USP-Escola, onde é mestre em um curso que leva esse nome.


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