Projetos do Devir Educom que ocupam espaços na mídia geral
INÍCIO > DEVIR NA MÍDIA - 2023
ABPEducom repercute evento do Memórias em Rede, que teve a presença de seu presidente
A Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) divulgou em seu site o evento de encerramento do ano letivo nas escolas onde o projeto Memórias em Rede se faz presente.
O destaque foi a ilustre presença do professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da Associação, o maior responsável pela pesquisa em educomunicação no Brasil e um ícone nos ensinamentos dessa interface Comunicação e Educação.
Veja aqui a reportagem completa.
Memórias em Rede fecha o ano letivo com evento que protagoniza os estudantes e repercute na mídia
Imediatamente após ocorrer o evento de encerramento do ano letivo das escolas contempladas pelo projeto Memórias em Rede, a prefeitura de Santos já dá destaque em seu portal.
A reportagem comenta as atividades oferecidas aos alunos das Unidades Municipais de Educação (UMEs) Avelino da Paz Vieira e Vinte e Oito de Fevereiro.
Houve a visita monitorada ao Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), depoimentos e apresentações dos alunos, além da palestra e da coletiva de imprensa com o professor da ECA-USP, Ismar de Oliveira Soares, principal referência em educomunicação no Brasil. Tudo isso regato a um excelente.
Acompanhe aqui a matéria completa.
Prefeitura de Santos destaca participação do Instituto Devir Educom na Semana Brasileira de Educação Midiática
27 de setembro de 2023
Tanto em seu portal quanto nas redes sociais, a prefeitura santista noticiou a movimentação do Devir Educom na Semana Brasileira de Educação Midiática, que termina nesta sexta-feira (27).
Foram quatro atividades, duas nas escolas, uma na creche da Casa Vó Benedita e um curso intitulado Jornalismo e ducação midiática no combate à desinformação, que orienta os participantes sobre a potencialidade do jornalismo na escola, assim como a contribuição da escola básica no jornalismo.
As ações orientam os estudantes para comportamentos midiáticos responsáveis, sobretudo no ambiente digital, checando informações e não compartilhando conteúdo de cunho duvidoso.
Confira a reportagem completa no portal da prefeitura.
Jovens do Memórias em Rede entrevistam jornalista de guerra e vira assunto do portal da Prefeitura de Santos
Sob o título "Experiente repórter de guerra participa de encontro com estudantes da rede municipal de Santos", prefeitura santista dá destaque à visita do jornlista Yan Boechat, que aceitando convite do projeto Memórias em Rede, se encontrou com alunos das UMEs Avelino da Paz Vieira e Vinte e Oito de Fevereiro na última quinta-feira (28/9).
A própria prefeitura abriu suas portas para o evento, recebendo o jornalista na Sala Princesa Isabel, no Palácio José Bonifácio, sede do executivo de Santos.
Veja aqui a reportagem completa publicada no portal daquele daquele governo.
Aspas de Moleque & Moleca é destaque no jornal A Tribuna
Jornal A Tribuna traz reportagem apresentando o menino Miguel, que inspirou o projeto Aspas de Moleque & Moleca
Novo projeto do Instituto Devir Educom, Aspas de Moleque & Moleca é destaque do jornal A Tribuna, na edição desta quinta-feira, 1º de junho. A reportagem conta um pouco de como nasceu a ideia e seu grande inspirador, o "moleque" Miguel Mouta, filho da jornalista e professora Andressa Luzirão, cofundadora do Instituto.
A iniciativa foi lançada, oficialmente, durante a Semana Municipal do Brincar, da prefeitura de Santos, envolvendo diversas outras crianças.
O objetivo do Aspas de Moleque & Moleca é chamar a atenção para a urgência da escuta sensível das crianças.
Embora o jornal atribui a Miguel Mouta todas as frases inseridas no texto, algumas foram verbalizadas por outras crianças que participaram do evento da prefeitura. Veja aqui a matéria completa.
Conheça melhor o projeto Aspas de Moleque & Moleca e siga-o no Instagram.
Projetos Aspas de Moleque & Moleca e Memórias em Rede fazem sucesso na Semana do Brincar
26/05/2023
A participação do projeto Aspas de Moleque & Moleca foi tão expressiva na Semana Municipal do Brincar, que acabou sendo mencionada em toda a mídia da Prefeitura de Santos. Os cartazes na Estação Cidadania, nos espaços dos canais 5 e 6, próximos às praias, e em outros locais, assim como as mensagens do menino Miguel Mouta espalhadas pela cidade foram representativas para o lançamento do projeto, que aconteceu justamente nesse evento.
O Memórias em Rede também marcou presença, com a "cobertura jornalística" dos alunos da escola UME Vinte e Oito de Fevereiro, participantes do projeto, na sexta-feira (26).
Tudo isso está registrado nas diversas publicações do site da Prefeitura de Santos. Uma delas, em que o Memórias em Rede é mencionado, você pode acessar aqui.
Projeto Aspas de Moleque & Moleca é um dos temas do noticiário do portal da Prefeitura de Santos
24/05/2023
“Dentro de toda criança há um brincante de palavras”. “A raia parece uma pipa”. “Brincar é uma experiência de viver na vida”. “Pai, a gente pode sentar na nuvem?”. “Minha boca tá um deserto”. Todas essas frases, que transitam entre o poético, o lúdico e o curioso, fazem parte da exposição ‘Aspas de Moleque & Moleca – Escutas sensíveis da infância’. O projeto multimídia do Instituto Devir Educom é uma das atrações da Semana Mundial do Brincar, que teve início domingo (21) e segue até o dia 28 (veja a programação abaixo), com o tema ‘A Natureza no Brincar’.
Assim começa o texto da notícia divulgada pelo portal da Prefeitura de Santos sobre a participação, em seu lançamento, do projeto Aspas de Moleque & Moleca. Esse é mais um produto do Instituto Devir Educom, que já desenvolve o Memórias em Rede em escolas públicas do município.
Veja o texto completo sobre a participação do Aspas de Moleque & Moleca e informe-se sobre o evento, que iniciou no último domingo e vai até o dia 28 de maio.
Lançamento do projeto Aspas de Moleque & Moleca na semana do Brincar é destaque do site da ABPEducom
22/05/2023
"Começa hoje (22) o ‘Aspa de Moleque – Escutas sensíveis da infância’’, um projeto multimídia do Instituto Devir Educom na perspectiva da Educomunicação voltada para a infância, em Santos-SP na Semana Mundial do Brincar, entre os dias 22 e 28 de maio. Sublinhar a narrativa infantil, visando sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a urgência de validá-las, buscando transformar a perspectiva adultocêntrica ainda reproduzida na atualidade, que inferioriza e desaprecia o discurso infantil são os objetivos do projeto."
Esta é a primeira parte do texto do site da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPEducom), que destaca o lançamento do projeto. que traz no seu bojo o tema da interface da comunicaçãoi e da educação.
O projeto é lançado nesta segunda-feira (22/5), seguindo ao início da programação da Semana do Brincar, da prefeitura de Santos, que vai até o dia 28 de maio.