top of page

Aspas de Moleque & Moleca é lançado na Semana do Brincar e destaca narrativas infantis

Atualizado: 23 de mai. de 2023

O projeto do Instituto Devir Educom consiste em exposição multimídia de frases de crianças a partir de oficinas educomunicativas

Sublinhar a narrativa infantil, visando sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a urgência de validá-las, buscando transformar a perspectiva adultocêntrica ainda reproduzida na atualidade, que inferioriza e desaprecia o discurso infantil.


É a proposta do ‘Aspa de Moleque & Moleca – Escutas sensíveis da infância’’, projeto multimídia do Instituto Devir Educom na perspectiva da Educomunicação voltada para a infância, que será lançado em Santos-SP na Semana Mundial do Brincar, entre os dias 21 e 28 de maio.


A iniciativa parte da concepção de que a criança é sujeito histórico, cultural, social e de direitos, como o da liberdade de expressão e da escuta qualificada. a participação do projeto no evento, que é articulado mundialmente pela Aliança pela Infância, contará com três ações: exposição digital e física de narrativas infantis na Estação da Cidadania, em parceria com a OSC Consciência pela Cidadania (Concidadania); oficinas de comunicação com crianças das escolas Marista Escola Social Lar Feliz e UME Dino Bueno; e uma exposição-happening em seis painéis digitais instalados em pontos da Cidade (ver abaixo os locais), em uma parceria com a Diretoria de Comunicação (Dicom) da Prefeitura de Santos.


Frase do menino Miguel Mouta, que faz parte da exposição


“O objetivo é chamar a atenção para a importância de ouvir nossas crianças. Há nelas uma potência criativa que precisa ser legitimada. Elas são poesia e, brincando, fazem ciência, são pesquisadoras natas, constroem palavras e resgatam significados sobre a existência. As crianças são o presente, o aqui e o agora, e se queremos uma sociedade melhor, que depositemos um olhar cuidadoso e atento à infância”, diz uma das gestoras do Instituto e idealizadora do projeto, Andressa Luzirão.



OFICINA: COM A PALAVRA, A CRIANÇA


A oficina ‘Com a palavra, a criança’ começa antes da Semana do Brincar, nas seguintes datas: dia 17, das 14h30 às 16h, com alunos da Marista Escola Social Lar Feliz (Rua Henrique Porchat, 22, Vila Nova), e dia 18, das 9h às 11h, na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340, Campo Grande), com estudantes da UME Dino Bueno. O intuito é proporcionar um espaço de comunicação e expressão por meio da corporalidade, da oralidade, da escrita e do desenho.


De forma lúdica, as crianças participantes vão brincar com as formas de se comunicar e se expressar, e serão levadas a pensar sobre temas como o brincar, a cidade, a saúde, a paz, o amor, o respeito, o diálogo, a escuta, a sustentabilidade. “É na infância que começa a cidadania e isso perpassa o exercício da escuta qualificada”, ressalta a também gestora Ivone Rocha, do Devir.


Haverá brincadeiras de telefone sem fio e de dinâmicas que apresentarão o processo comunicacional. As narrativas espontâneas que surgirem das crianças ao longo da atividade serão registradas - da forma mais fiel possível - e serão somadas às já existentes, do menino Miguel, na exposição digital ‘Aspas de Moleque & Moleca’, na Estação da Cidadania, sob autorização dos pais e/ou responsáveis.


A exposição das frases infantis também será veiculada no perfil @aspasdemoleque, no Instagram, e também se dará mediante autorização dos responsáveis.


EXPOSIÇÕES


ESTAÇÃO DA CIDADANIA


A exposição digital e física de narrativas infantis na Estação da Cidadania, em parceria entre Devir e Concidadania, consiste em frases ditas por crianças que apresentam a riqueza da oralidade infantil. “Mamãe, tem uma Lua nos seus olhos”, diz uma delas.


A iniciativa começou em 2019 no perfil da rede social Instagram (@aspasdemoleque), com aspas do menino Miguel, filho de Andressa, desde quando ele tinha perto dos 3 anos. Foram compiladas e transformadas em cards. Atualmente há perto de 200 publicações no perfil. A divulgação das aspas foi autorizada pelo garoto, atualmente com 8 anos.


Nesta frase, Miguel fez construção narrativa de sua própria mente


Junto das frases de Miguel estarão aspas de crianças que participarão da oficina educomunicativa ‘Com a palavra, a criança’, a ser oferecida à faixa etária de 6 a 10 anos (ver abaixo), compondo, assim, um grande arsenal de aspas da infância.



Cada lâmina da exposição conta com uma legenda para melhor compreensão do contexto da narrativa. A exposição, digital e física, ficará no local (Av. Ana Costa, 340, Campo Grande) de 22 a 27.05 (segunda a sábado), das 9h às 18h. Grupos interessados em visitar a exposição com explanação sobre a proposta e objetivos do projeto (somente dia 25.05), devem agendar pelo telefone (13) 99749-1618.


ORLA DA PRAIA – Já no dia 28, encerramento da Semana do Brincar, a exposição física do ‘Aspas de Moleque’ estará na avenida da praia, entre os canais 5 e 6 (em frente à Rua Januário dos Santos), junto das ações da OSC Concidadania.


Esta é uma frase que será vista na orla das praias de Santos-SP


exposição-happening – Outra ação de lançamento do Aspas de Moleque será a exposição-happening de frases infantis em seis painéis digitais instalados em pontos da Cidade, nos bairros Jabaquara, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia, em uma parceria com a Dicom, da Prefeitura de Santos. São eles:


- AV. WALDEMAR LEÃO X AV. RANGEL PESTANA

CT DO SANTOS - SENTIDO PRAIA (JABAQUARA)


- AV. BARTOLOMEU DE GUSMÃO, 41

ORLA - FRENTE AO COLÉGIO OBJETIVO - SENTIDO GUARUJÁ (EMBARÉ)


- RUA CONSELHEIRO RIBAS, 239

FRENTE AO SESC - PRÓX. AO PRAIAMAR SHOPPING (APARECIDA)


- AV. DOS BANCARIOS X AV. DINO BUENO

PRÓX. AO SUPERMERCADO FORTE DA BARRA (PONTA DA PRAIA)


- AV. ARISTOTELES DE MENEZES X AV. PEDRO LESSA

PRÓX. AO CANAL 6 E PRAÇA REBOUÇAS / ESCOLA LUIZA MACUCO (PONTA DA PRAIA)


- AV. BARTOLOMEU DE GUSMÃO, 156

ORLA- SENTIDO SHOPPING PRAIAMAR / SÃO VICENTE (PONTA DA PRAIA)



SERVIÇO:

- EXPOSIÇÃO MULTIMÍDIA

PERÍODO: 22 A 27.05 (exposição digital e física)

LOCAL: Estação da Cidadania (Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande)

HORÁRIO/DIAS: 9h às 18h, de segunda a sábado

AGENDAMENTO DE GRUPOS (somente dia 25.05)*: (13) 99749-1618

Parceria entre Instituto Devir Educom e OSC Consciência pela Cidadania – Concidadania.


DIA 28.05 (exposição física)

A exposição física sairá da Estação da Cidadania e será levada à orla da praia, entre os canais 5 e 6 (em frente à Rua Januário dos Santos), onde ocorrerão diversas atividades da Semana do Brincar. Parceria entre Instituto Devir Educom e OSC Consciência pela Cidadania – Concidadania.

- Semana do Brincar - Exposição-happening em seis painéis digitais instalados pela cidade), nos bairros: Jabaquara, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia (endereços mencionados acima).


- OFICINA COM A PALAVRA, A CRIANÇA

DATA: 17.05, das 14h30 às 16h

PÚBLICO: ESTUDANTES DA CRECHE LAR FELIZ

LOCAL: MARISTA ESCOLA SOCIAL LAR FELIZ (Rua Henrique Porchat, 22, Vila Nova).

DATA: 18.05, das 9h às 11h

PÚBLICO: ESTUDANTES DA UME DINO BUENO

LOCAL: ESTAÇÃO DA CIDADANIA (Av. Ana Costa, 340, Campo Grande).


Se preferir, pode acompanhar aqui toda a programação do evento


33 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page