Projeto Memórias em Rede é apresentado aos vereadores de Santos


A professora e presidente do Instituto Devir Educom Andressa Luzirão aproveitou a 20⁰ sessão Ordinária de 2022 da Câmara Municipal de Santos para apresentar o projeto Memórias em Rede



O Instituto Devir Educom participou, na última terça-feira (12), da 20⁰ sessão Ordinária de 2022 da Câmara Municipal de Santos. Diante dos vereadores da Cidade, a equipe apresentou na Tribuna Cidadã o trabalho realizado pelo projeto Memórias em Rede que, atualmente, abrange quatro escolas públicas, três delas municipais.


O evento foi uma oportunidade do Legislativo santista conhecer o importante trabalho realizado com os participantes, no qual são desenvolvidas ações na perspectiva da Educomunicação, levando o jornalismo para dentro da escola. Por meio de atividades que envolvem aspectos da memória individual, coletiva e social, o projeto propõe reflexões críticas sobre a mídia, o consumo e a criação consciente de conteúdos para as redes sociais, contribuindo para alfabetização midiática e informacional de alunos do ensino fundamental II e ensino médio das escolas públicas.


Além disso, por meio do jornalismo, o projeto trabalha a afetividade, contornando bases importantes da vida do aluno como o “EU”, a “FAMÍLIA”, a “ESCOLA” e o “TERRITÓRIO” em que vive, buscando ressaltar suas histórias de vida, resgatar autoestima e destacar a importância de suas vivências.


Em tempos em que as tecnologias digitais fazem parte da vida dos jovens desde muito novos e a informação é circulada massivamente nas telas de seus celulares, saber fazer uso dessas novas plataformas é essencial para um ambiente mais consciente, saudável e democrático.



Andressa Luzirão destaca a importância de educar o jovem para aprender a lidar com a mídia.











“O jovem de hoje carece de maturidade para lidar com as mídias, por isso se faz urgente e necessário levar a educação midiática e a educomunicação para a sala de aula. Queremos ampliar esse projeto para mais escolas da rede pública e, dessa forma, formar diversos multiplicadores”, ressalta a jornalista e professora Andressa Luzirão, presidente do Instituto Devir Educom, durante sua fala na Tribuna Cidadã no Legislativo santista.


Ampliar essa iniciativa para todas as escolas públicas de Santos é um dos objetivos do Instituto Devir Educom, tomando como inspiração ações que já existem em outros municípios, a exemplo de São Paulo que conta com a Lei Educom - Nas Ondas do Rádio (Nº 13.941), publicada em 2004. A legislação institui o projeto que leva o mesmo nome em todas as escolas públicas da Capital, trabalhando a educomunicação e a educação midiática com jovens paulistanos.


Para finalizar, Andressa atualizou os vereadores do desempenho atual do projeto

O Instituto Devir Educom conta com o apoio do vereador Cacá Teixeira que já tinha conhecimento do projeto desde a semana passada, quando recebeu os gestores do projeto Memórias em Rede em seu gabinete.


27 visualizações0 comentário