Por que é tão importante ouvir?


27/out/2020


O Papo [de] #Educomunicação de outubro abordou o tema escuta ativa e provocou muita reflexão. Até que ponto sabemos ouvir? Como ouvimos? Por que é importante a escuta ativa? O que é ouvir? Podemos ouvir o silêncio? O que isso tudo representa para a nossa formação de cidadão?



O tema foi apresentado pelo professor universitário Edu Almeida, que pesquisou o tema em sua tese de doutorado. Ele falou do ouvir além do que se ouve. E ainda comentou que escutar bem pode não significar, necessariamente, ouvir. A forma de ouvir tem uma relação próxima com a personalidade, os sentimentos, as sensibilidades.

Essa participação do professor não foi por acaso. A prática do ouvir faz parte dos encontros dos gestores do projeto Memórias em Rede com os jovens do Ensino Fundamental II, de duas escolas de Santos. A primeira atividade das oficinas tem o nome de “Manchete da semana”. É quando todos param para ouvir o amigo ou a amiga, que conta o que de mais importante aconteceu em sua vida na semana anterior.



Nesses momentos são contadas histórias de vida, acontecimentos felizes ou tristes ou simplesmente uma atividade comum qualquer. O mais importante é o seu resultado. Os alunos aprendem a prática do ouvir. Não que eles não soubessem. Eles, na verdade, precisam ter quem os ouçam.

O Papo [de] #Educomunicação é um dos projetos do Instituto Devir Educom que acontece uma vez por mês, em forma de live, com um convidado(a) que traz contribuição para a escola e os seus envolvidos, no campo da educomunicação.

O Papo completo está no Youtube. Aproveite também para refletir e se inscrever em nosso canal. E, se possível, compartilhe.

15 visualizações0 comentário