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Memórias em Rede no 23o Encontro USP Escola


Memórias, afeto, troca de saberes, história não contada, eu na mídia, raça, gênero, diferenças, respeito, horizontalidade, Paulo Freire. Essas foram algumas hashtags que conseguimos extrair de nossos encontros no 23º USP Escola, encerrado nesta sexta (21). Foram cinco dias de troca e aprendizado.


Nós, do Instituto Devir Educom, conseguimos levar um pouco de nossa experiência com o projeto Memórias em Rede, nessa semana de atividades. Mas, o que conseguimos trazer em nossa bagagem foi um arsenal incalculável de conhecimento, adquirido a partir das experiências de professores e gestores do ensino Infantil, Fundamental e Médio, tanto de escolas públicas quanto de instituições particulares.


No primeiro dia do evento, registramos (da esq. p/ dir.) a entrada na sala de atividades, as hashtags identificadas e a presença do Instituto Devir Educom na cerimônia de abertura


O 23º Encontro USP Escola, uma realização da Associação de Professores de Escolas Públicas (APEP), aconteceu entre os dias 17 e 21 de julho no prédio de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). O evento contou com cerca de 90 atividades, como cursos de 20, 30 e 40 horas, palestras, oficinas, rodas de conversa, relatos de experiência e mesas redondas, com mais de mil inscritos.


Nossos gestores também participaram da cerimônia de abertura, na manhã do dia 17, representando o Devir Educom e o Memórias em Rede, por sermos parceiros da Apep desde 2020. Aproveitamos a ocasião para falar um pouco das características da educomunicação e como ela pode ser uma aliada da escola na melhoria das relações e na facilitação do diálogo. Abordamos o jornalismo como ferramenta importante de mediação dessa melhoria. Em seguida, levamos esses conhecimentos para a formação “Círculo Memórias em Rede de Oficinas”, oferecido nas tardes de toda a semana.


No último dia do encontro, além de discussões e reflexões acerca de tudo o que foi apresentado, decidimos partir para a prática. Cada participante apresentou um contexto, um problema e uma ideia e, em seguida, todas juntas montaram um projeto aproveitando cada uma das sugestões. O resultado foi a proposta de uma roda de oficinas de diálogos, envolvendo gestores, professores e alunos, como forma de se conhecerem melhor e de promoverem o afeto entre todos.


Isso levaria a uma integração maior tanto dentro quanto fora da escola e se dividiria entre outras ações utilizando o jornalismo, como podcasts, jornais murais, fanzines, entre outros meios de divulgação. E finalizamos com a oficina “Como os outros me vêem”. Nela, cada uma, de forma anônima, escreve em filetes as qualidades que enxerga nas outras. Tudo isso é colocado em um envelope que, ao final, é aberto e apreciado por todas.


Na breve avaliação anônima, pudemos comprovar que estamos no caminho certo, quando defendemos a escuta ativa, a horizontalidade, a relevância que deve ser dada ao aluno, esse sujeito que depende muito da escola para sua formação de cidadão. Seguem alguns relatos:


- Eu amei fazer parte desse grupo, que contribuiu muito e me despertou um olhar com amor novamente para a educação.

- A formação me deu ânimo para continuar com os projetos na escola, mesmo sem ter muita certeza de êxito.

- Achei importante para ser trabalhado na escola, pois cruza diversos pontos da educação que estão com problemas.

- [Formação] muito enriquecedora, me senti acolhida e o espaço de troca de ideias foi sensacional.


Este é o terceiro ano que o Instituto Devir Educom participa da formação. Em janeiro de 2024, no 24º encontro, pretendemos aproveitar todo esse aprendizado para aperfeiçoar ainda mais nossa participação. E contamos com a participação de todos e todas.


Veja mais fotos do Encontro.



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