top of page

Formação voltada a educadores apresenta princípios da Educomunicaçãocomo contribuição aos desafios

Atualizado: 18 de mai. de 2023

É o Círculo Memórias em Rede de Oficinas, capacitação que aborda o jornalismo, a educação midiática e a tecnologia social da memória em espaços formais e não formais de ensino

Formações do Círculo Memórias em Rede em escolas de Santos


Contribuir com estratégias contextualizadas com a realidade do estudante do século 21, apresentando possibilidades para os desafios enfrentados pela Educação, sobretudo em relação ao engajamento do aluno, à cibercultura, à superabundância de informação, ao mercado da desinformação e às recentes situações de violência que atingem a instituição escolar e a esfera digital, como o discurso de ódio, a manipulação e o cyberbullying. E ainda auxiliar na melhoria da gestão da comunicação no ambiente formal e não formal de aprendizagem, visando relações mais horizontais, afetivas e dialógicas, propondo uma educação das sensibilidades.


Esses são os objetivos da formação ‘Círculo Memórias em Rede de Oficinas’ do Instituto Devir Educom, voltada a professores, educadores, gestores e demais profissionais de escolas básicas e espaços de educação não formal. A capacitação é um braço do projeto que leva o mesmo nome e tem o intuito de compartilhar as atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes em escolas públicas de Santos-SP, utilizando-se da mediação dos recursos da comunicação e das tecnologias digitais e das ferramentas do jornalismo.

A capacitação vai ao encontro das demandas e exigências que configuram os novos tempos: formar cidadãos e profissionais com versatilidade, habilidades socioemocionais, senso de coletividade, resiliência e criatividade para atuar, conviver e viver com consciência cidadã e planetária. O ‘Círculo Memórias em Rede de Oficinas’ já foi levado a edições do encontro USP Escola; a educadores do Parquinho Tecnológico de Santos e a equipes que atuam nas escolas onde o projeto é desenvolvido, contemplando mais de 200 profissionais da educação.



FORMATO SIMPLIFICADO


Em formato simplificado, compreendendo um encontro de três horas com 15 minutos de intervalo (presencial ou on-line), a formação abordará os princípios da Educomunicação, campo de intervenção social que compreende a efetiva integração das áreas de Educação e Comunicação, e as áreas relacionadas, apresentando práticas desenvolvidas no projeto Memórias em Rede há quase cinco anos. O objetivo, com isso, é refletir sobre possibilidades que possam inspirar e somar ao trabalho do professor com seu conteúdo em sala de aula, bem como o gestor em sua escola.


É abordada a Metodologia dos Círculos, criada pelo Devir Educom, que compreende os eixos EU, FAMÍLIA, ESCOLA E TERRITÓRIO, relacionada ao jornalismo e à educação midiática para a cidadania, à valorização e identificação pessoal e ao senso de pertencimento da criança e do jovem com a escola, a família e o território dele, por meio da tecnologia social da memória e de atividades jornalísticas.


A formação é ministrada por profissionais do Instituto Devir Educom com experiência, vivência e conhecimento teórico nos temas relacionados às interfaces da comunicação e da educação. A base teórica se concentra na teoria freireana, além de outros autores como Célestin Freinet, Lev Vygotsky, Edgar Morin e, na Educomunicação, Ismar de Oliveira Sorares, Adilson Citelli, Jesús Martin-Barbero, Mario Kaplún, entre outros.


Formação em Educomunicação oferecida aos professores do Parquinho Tecnológico de Santos-SP



TURMAS - Podem ser formadas turmas de no máximo 20 participantes, entre professores, gestores, inspetores, profissionais da segurança, limpeza, merenda etc. Isso porque entende-se que todos os que fazem parte da escola são agentes da educação. O investimento por turma e para a formação de três horas, e agendamento de data/horário podem ser consultados pelos telefones (WhatsApp): (11) 99724-4123 e (13) 99749-1618 ou pelo e-mail atendimento@devireducom.org.br



O PROJETO


O projeto Memórias em Rede leva o jornalismo, a educação midiática e a tecnologia social da memória para a escola, atuando com estudantes na função de repórteres.




16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page