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Formação sobre educação midiática e racismo é oferecida para Escola do Legislativo de Santos

Os temas, abordados em quatro módulos on-line, são voltados a educadores de escolas públicas e privadas e demais interessados



Reconhecendo a importância e a necessidade de debater educação midiática, racismo e história africana na sala de aula, o Instituto Devir Educom realiza, a partir da próxima segunda-feira (8), quatro módulos de formação do Círculo Memórias em Rede de Oficinas na Escola do Legislativo e Cidadania da Câmara de Santos. Os cursos são gratuitos e oferecidos nos dias 8 e 22 de novembro, 6 e 13 de dezembro de forma virtual.


As oficinas, voltadas a educadores e demais interessados, visam contribuir com a educação dos novos tempos, levando aos participantes práticas de combate à desinformação, o jornalismo na escola e a abordagem de temas como racismo e história africana nas salas de aula, aproximando o ensino da realidade dos estudantes e do contexto midiático a qual estão inseridos, próprio da cultura contemporânea.


Os encontros do Círculo Memórias em Rede de Oficinas ocorrem sob a perspectiva da Educomunicação, campo de intervenção social na interface entre a Educação e a Comunicação, criando espaços de representatividade, livre expressão e protagonismo, e contribuindo com a construção do saber em processo conjunto entre educador e educando.


Confira as datas e os temas de cada módulo da formação:

08/11 (segunda-feira) - Comunicação e Educação, 19h às 21h – Como trabalhar a educação midiática na sala de aula.


Este curso aborda a educação midiática como uma das ferramentas essenciais para o combate à desinformação – problema cada vez mais preocupante em nossa sociedade. O assunto será tratado sob a perspectiva da Educomunicação e das experiências já vividas pelo projeto Memórias em Rede, tendo à frente as jornalistas e professoras Andressa Luzirão e Ivone Rocha, cofundadoras do Instituto Devir Educom.


O objetivo é entender a importância das mídias na formação dos estudantes e a urgência de desenvolver, a partir da escola, habilidades e competências para que eles saibam se relacionar com o mundo informacional atual de forma saudável, ética e responsável. Com a educação midiática, é possível transformar alunos não apenas em usuários conscientes, mas também em protagonistas no exercício de cidadania.


22/11 (segunda-feira) - Racismo na escola, das 19h às 21h – Exposição e reflexão sobre o livro “A (Des) Educação do negro”.


Discutirá o racismo na escola sob a perspectiva da nova versão do livro “A (Des) Educação do Negro”, publicado por Carter G. Wroodson, em 1933. O exemplar descreve as consequências do sistema educacional para os estudantes negros. O encontro será ministrado pela tradutora do livro, a professora Naia Veneranda.

O conteúdo abre portas para a discussão sobre o currículo escolar baseado na cultura eurocêntrica, fator que não contribui para o sucesso do jovem negro e que o impede de se desenvolver na sociedade.


6/12 e 13/12 (segundas-feiras) - Moradas Africanas, das 19h às 21h – Patrimônio cultural afro-brasileiro na perspectiva da Educomunicação.


O módulo Moradas Africadas apresentará casas e aldeias de população africana com o intuito de analisar as diversas características culturais afro-brasileiras. O curso mostra, sob o olhar da antropologia do espaço, as construções e manifestações inscritas no Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Será ministrado pelo antropólogo e sociólogo Carlos Alexandre Guimarães, do Instituto Devir Educom.


Inscrições

As inscrições para o Círculo Memórias em Rede de Oficinas podem ser feitas pelo site da Câmara de Santos (Camara Municipal de Santos (camarasantos.sp.gov.br), por módulo. Os encontros também serão transmitidos pelo canal do YouTube do Legislativo. Lembrando que esta última possibilidade é para aqueles que se inscreveram, mas não conseguiram assistir ao vivo.

Participantes que tiverem 75% de presença nos quatro módulos da formação receberão certificado. Inscritos que não participarem ao vivo e assistirem ao conteúdo posteriormente precisarão responder pesquisa de avaliação e realizar breve resumo do curso.

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