Devir Educom inicia projeto em escola da Zona Leste de São Paulo

Cerca de 200 alunos da Escola Estadual República da Guatemala na região do Itaim Paulista acompanharam uma palestra que, além de lançar o projeto [RE]Aproveitar, mostrou o quanto a sustentabilidade está presente no dia a dia da escola e da sala de aula


28/08/2018

Em comemoração ao Dia do Voluntariado, nesta terça-feira (28), o Instituto Devir Educom celebrou mais uma ação social. Foi o início das atividades do projeto (Re)Aproveitar, que prevê trabalhar o tema da destinação dos resíduos sólidos de forma transdisciplinar, na perspectiva do currículo escolar do Ensino Médio. O start aconteceu na Escola Estadual República da Guatemala, no Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo. O evento contou com a palestra “Meio Ambiente – sua atitude faz toda a diferença”, proferida, voluntariamente, pela professora universitária, jornalista e blogueira Chirles Oliveira, que também é pesquisadora no tema Felicidade Sustentável, nome que ela intitulou seu blog.

Durante 90 minutos, os cerca de 200 alunos e professores do Ensino Médio da Escola, em seu pátio, puderam conhecer um pouco mais sobre o tema, refletir no âmbito de suas casas, escola e comunidades e obter dicas e ideias de como contribuir para a preservação do planeta a partir de ações simples da própria sociedade. Eles receberam dicas de aproveitamento de resíduos orgânicos e de materiais que podem ser reaproveitados, a partir da produção de hortas e de objetos de necessidade básica e de arte.


A professora aproveitou o momento de euforia dos alunos para perguntar quem era “eco” e quem era “des”, explicando em seguida que “se você é ‘eco’, é ecológico e se é ‘des’ contribui para o desperdício”. Chirles também comentou que é preciso mudar a visão que temos de lixo, “não devemos chamar de lixo aquilo que podemos reaproveitar”. A propósito dessa afirmativa, ela se lembrou do catador Tião Santos que, em entrevista ao Programa do Jô da TV Globo, de abril de 2011, ao ser apresentado por Jô Soares como catador de lixo pediu uma correção, alegando ser um catador de recicláveis, por entender que lixo é tudo aquilo que não se aproveita e sua função era justamente a de aproveitamento desses materiais descartados.


O evento de abertura das atividades do projeto (Re)Aproveitar foi finalizado com uma fala da professora e educomunicadora do Instituto Devir Educom, Ivone Rocha, que reforçou o papel da escola e de cada um de nós para a valorização dos espaços e melhoria da convivência. Após a palestra, a Escola República da Guatemala oficializou a parceria com o Instituto para a continuidade das ações, que serão oficinas com os alunos, formação de professores, debates, entre outras atividades. O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985, a partir da lei 7.352.

#reaproveitar #devireducom #sustentabilidade #diadovoluntariado #educomunicação

0 visualização0 comentário
  • LOGO INSTAGRAM
  • LOGO FACEBOOK
  • LOGO YOUTUBE

Criado por Instituto Devir Educom a partir de otimização do wix.com - 2020