Combate à desinformação foi tema do Papo de #Educomunicação de junho

A semana teve mais ações, como a formação de professores da EJA de Santos e palestra das gestoras do Instituto Devir Educom aos alunos do 5º semestre de jornalismo da Unisanta





Nesse 11º mês dos encontros do Papo de #Educomunicação, promovido pelo Instituto Devir Educom, foi escolhido um tema que permeia não apenas o meio da Educação e da Comunicação, mas toda a sociedade: a desinformação. A quem interessa a desinformação? Ela já está estabelecida nas sociedades? O jornalismo e a escola podem contribuir para combatê-la?


Esses foram alguns assuntos tratados nessa live, que teve como convidada a coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), Ana Regina Rêgo, também professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pesquisadora do tema.


O Instituto Devir é parceiro da Rede, formada por universidades, instituições, coletivos e projetos sociais de todo o Brasil.


O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook do Devir e está disponível em nosso canal do Youtube. Se você não conseguiu acompanhar, pode assistir agora.



Professores da EJA contam histórias sobre seus objetos afetivos


As hashtags histórias de vida, tesouros de memória, encantamento, saudade, compartilhamento, produtos de comunicação, entre outras, dão uma demonstração de como transcorreu a penúltima oficina do Círculo Memórias em Rede aos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola municipal José Bonifácio, desta semana.




Assim como nos encontros com os adolescentes participantes do projeto Memórias em Rede, nessa oficina, cada um mostrou um objeto ou uma foto que pudesse representar um momento importante em suas vidas. Com isso, foi possível trabalhar a identificação de valores sociais, morais e éticos, representados nos objetos pessoais em um círculo de histórias.


Foram duas rodas, uma com a apresentação e a significação dos objetos, mostrados na câmera do computador ou do celular, e outra com a contribuição de um colega que continuava a frase “se essa história fosse minha ...”.


Os docentes vivenciaram momentos de descobertas, de compartilhamento e de identificação de um com o outro. As reflexões sobre as atividades consideraram também a possibilidade de as ações serem levadas para a sala de aula, o que atende ao objetivo das formações do Instituto Devir Educom.


Projeto Memórias em Rede e a Educomunicação são temas de palestra na Unisanta



Uma palestra sobre Educomunicação e o projeto Memórias em Rede foi dada pelas gestoras do Instituto Devir Educom, nesta quinta-feira (24), aos alunos do 5º semestre de jornalismo da Unisanta. O convite foi feito pela professora Kátia Locatelli, da disciplina Ética e Legislação Jornalística, como parte das últimas atividades do semestre.


A educomunicadora e presidente do Instituto, Andressa Luzirão, que também é professora universitária, explicou primeiramente o conceito de Educomunicação, um campo teórico-prático que atua nas interfaces da Educação e da Comunicação. Ela lembrou tratar-se de “um campo muito interessante para o jornalista, sem contar sua contribuição para a cidadania e a formação de sujeitos pensantes e críticos”, o que despertou grande interesse dos estudantes.


Questionadas sobre como são as atividades do Memórias em Rede, ambas contaram um pouco da prática jornalística desenvolvida pelos alunos com entrevistas feitas à comunidade escolar, incluindo inspetores, coordenadores, entre outros profissionais da educação. E também da adoção da Metodologia dos Círculos, que trabalha os eixos do Eu, da Família, da Escola e do Território.


Mas não é só no meio educacional que a Educomunicação pode ser adotada. A gestora Ivone Rocha destacou aspectos como horizontalidade, valorização do eu e do outro, e o exercício da prática do ouvir como práticas que podem ser utilizadas no meio corporativo, tanto em empresas quanto em veículos de imprensa. “O jornalista com esse conhecimento encontra um outro campo de atuação e acaba fazendo a diferença na organização”, comentou.


Esta foi a quarta vez que o Devir Educom é convidado a participar de conversas com alunos de jornalismo da Unisanta.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo