GERAL DO PAINEL.png

EVENTO UNESCO

Instituto Devir Educom na Expo Brazilian Creative Cities

14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco Santos – julho/2022

INÍCIO > EVENTO UNESCO
ABERTURA DO EVENTO_CONFERENCIA UNESCO_SANTOS.jpg

Prefeito de Santos, Rogério Santos, abre o evento. Crédito: Prefeitura de Santos

Importante marco para o fortalecimento do trabalho desenvolvido pelo Instituto Devir Educom, como instituição que vem contribuindo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi a participação do projeto Memórias em Rede na Expo Brazilian Creative Cities, evento que integrou a 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco em Santos, e aconteceu entre os dias 18 e 22 de julho de 2022, sob o tema ‘Criatividade, caminho para a igualdade’.

O Instituto foi convidado pela Prefeitura de Santos para explanar sobre o projeto realizado em escolas públicas desde 2018, na perspectiva da Educomunicação, no painel ‘Desinformação, Educação Midiática e Mil Cities: A evolução das cidades inteligentes e criativas às cidades sensíveis’. A participação envolveu os alunos do Memórias em Rede das escolas municipais Vinte e Oito de Fevereiro (bairro Saboó) e Avelino da Paz Vieira (Vila Nova), e da Escola Estadual (EE) Zulmira Campos (Castelo) realizando a cobertura da programação com coletes de ‘imprensa na escola’.

WhatsApp Image 2022-07-18 at 16.02.28.jpeg

Na chegada ao Blue Med Convention Center, os alunos recebem as primeiras coordenadas da equipe de educomunicadores para as atividades

A participação deles, acompanhados da equipe de gestores e educomunicadores do Instituto, integra o intuito do projeto de promover o protagonismo, o exercício de cidadania e a responsabilidade social na produção e disseminação de conteúdo na Internet.

 

Tais objetivos vão ao encontro da finalidade do evento, que reuniu representantes de cidades de todo o mundo para compartilhar políticas bem-sucedidas, destacando o papel da cultura e da criatividade como força motriz para a construção de comunidades mais inclusivas e igualitárias.

O projeto conta com o patrocínio da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC), o que possibilitou atuar em quatro escolas. Além das já mencionadas, o Memórias em Rede também está presente na  UME José Bonifácio, atendendo aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Veja como foi a partiripação do projeto Memórias em Rede.

CIDADE CRIATIVA

 

Santos é membro da Rede de Cidades Criativas da Unesco desde 2015. O Município é o primeiro da América Latina a ter o selo de Cidade Criativa no segmento Cinema, em reconhecimento às suas políticas públicas de apoio ao setor audiovisual.

 

A Cidade também foi recentemente incorporada à Media and Information Literacy Alliance (MIL), uma rede internacional da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) de cidades que alfabetizam para as mídias, trabalho que o Instituto Devir Educom vem fazendo sua parte desde 2018 nas escolas públicas.

WhatsApp Image 2022-07-19 at 16.17.38.jpeg

Painel do segundo dia, quando a presidente do Instituto Devir Educom, Andressa Luzirão e o representante da Unesco em Educação Midiáticam Alexandre Sayad se apresentam

TEMÁTICAS

A Expo Brazilian Creative Cities integrou a 14ª Conferência, que foi reservada para autoridades e recebeu delegados de quase 300 cidades representando cerca de 90 países.

 

A Expo Brazilian apresentou temas como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a importância da governança ambiental, social e corporativa, temas englobados na sigla ESG (Environmental, Social and Governance), startups de destaque no mercado da produção cinematográfica, iniciativas do poder público em economia criativa, mobilidade urbana, entre outros.

O evento incluiu, no Centro da Cidade, ampla programação artístico-cultural voltada para os sete segmentos criativos da rede: audiovisual, música, artes midiáticas, literatura, artesanato, design e gastronomia.