top of page

Construção coletiva, histórias não contadas, manchetes pessoais. Gente. Lugar

INÍCIO > PROJETOS > MEMÓRIAS EM REDE

Se liga no "E EU COM ISSO?"

Novo podcast do Memórias em Rede

Produzidos pelos alunos participantes do projeto, o podcast "E eu com isso?" é uma proposta interessante para discutir assuntos cotidianos da mídia na perspectiva desses jovens. 

No primeiro episódio, a discussão dos estudantes foi sobre o caso da professora negra de Curitiba-PR, que, depois de sofrer racismo por seguranças do supermercado Atacadão, resolveu protestar tirando a roupa, como forma de provar que não estava roubando. A notícia desse caso está aqui.

ARTE DO PODCAST_E EU COM ISSO.jpg

Projeto Memórias em Rede

Construção coletiva de afeto. Histórias não contadas, manchetes pessoais, gente, lugar, contexto

O projeto Memórias em Rede leva o jornalismo, a educação midiática e a tecnologia social da memória para a escola, atuando com estudantes na função de repórteres, que tecem e ressignificam suas histórias afetivas e a de cidadãos comuns na relação direta e indireta com a cidade e seus mais distintos lugares, a começar pela escola.

 

Conduzida pela Metodologia dos Círculos, a iniciativa trabalha nas perspectivas do Eu, da Escola, da Família e do Território, visando um aprendizado significativo e contextualizado com a realidade dos estudantes, de modo que sejam protagonistas na construção coletiva do conhecimento e que desenvolvam e/ou fortaleçam o senso de pertencimento por onde vivem e estudam.

 

Para isso, o Memórias utiliza-se de recursos da Comunicação e da tecnologia como canais de expressão e exercício de cidadania em diferentes linguagens, desenvolvendo consciência crítica e responsabilidade social nos alunos quanto ao uso e ao consumo responsável das distintas plataformas de mídia, entendendo-as como partes da cultura contemporânea. As oficinas trabalham, de forma lúdica, a técnica jornalística, com as funções relacionadas, como repórter, editor, pauteiro, fotógrafo, produtor, apresentador etc.

 

Realizado desde 2018, atualmente o projeto acontece nas UMEs Avelino da Paz Vieira (bairro Vila Nova) e Vinte e Oito de Fevereiro (Saboó), em Santos. Mas, já foi desenvolvido nas seguintes instituições da mesma cidade: UMEs Mário de Almeida Alcântara (Valongo) e José Bonifácio (Vila Nova), e EE Zulmira Campos (Castelo).

Que tal sua empresa investir no projeto Memórias em Rede?

 

Mais sobre o projeto

Memórias em Rede é memória, é rede de memória. É afeto. É afeto na memória, memória com afeto. É afeto no lugar. E qual é o lugar do afeto? Está em cada um e em cada parte de um lugar – rua, esquina, beco, praça, edificação, que também se conectam, formando uma rede.

 

O ‘Memórias’ são os jovens que o integram, deflorando-se entre si, com lágrimas, sorrisos e reflexões. Descobrindo-se outros, nos outros, no diálogo, na troca. Na ciranda de histórias. O ‘Memórias’ é também uma família de artistas educomunicadores, entregues aos caminhos da vida, que deságuam em rede. A memória, quando em rede, é um abraço fraterno, simbólico. É um poeta árcade que foge. Foge para o outro, para a descoberta.Veja os eventos em que houve a participação do projeto e conheça as oficinas, as atividades e os resultados.

Repórteres em busca da Não-Notícia

O projeto é um exercício de cidadania com jovens do Ensino Fundamental que, na função de ‘repórteres’, buscam a história não-oficial – ou a Não-Notícia – dos mais distintos lugares que compõem a cena urbana, sob a ótica de antigos moradores.

 

Os participantes revelam a relação afetiva sujeito-cidade ao conhecerem histórias de cidadãos comuns, significando ou ressignificando o espaço público. Na brincadeira de serem jornalistas, editores, produtores ou youtubers, eles são protagonistas na construção coletiva do conhecimento, resgatando a autoestima, desenvolvendo o sentido de pertencimento por onde vivem e valorizando o património cultural imaterial que há em toda gente.

As Oficinas

As oficinas são realizadas toda semana e contemplam debates, reflexões, práticas de fotografia, edição de vídeos, entrevistas, reportagens, mídias digitais e vivências que transcendem os muros da escola. Vejam as fotos de algumas delas. Para conhecer as ações dos jovens, acesse nosso Instagram.

Entre em contato para mais informações.

bottom of page